Main Menu

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FARTURA - Mutirantes do Conjunto Habitacional Prof.ª Sandra Maria Calisto participam de palestra sobre convivência familiar e comunitária

Organizado pela técnica social Ângela Maria da Silva e pelo agente habitacional José Valério Rosolem, aconteceu nesta quinta-feira, 23 de setembro às 19h30 na Câmara Municipal de Fartura importante palestra sobre convivência familiar e comunitária. A palestra foi proferida por João Batista Lucarelli, que além do tema em pauta falou também sobre a importância da organização e mobilização comunitária em prol de um bem comum, pois elas lutam por melhorias no meio ambiente, na vida cotidiana e profissional dos cidadãos e conseqüentemente estas comunidades têm voz e vez nas discussões governamentais e públicas, tema este que deverá ser abordado dentro em breve aos senhores mutirantes do Conjunto Habitacional Professora Sandra Maria Calisto.
Segundo o palestrante a convivência familiar é à base da construção de uma família feliz e destacou alguns fatores que contribuem no dia a dia para o aprimoramento deste relacionamento como dar certo, o que fazer para que isto ocorra, a importância de cada cidadão fazer a sua parte e não esperar que os outros a façam, exemplo disto é aprender a valorizar o outro, o que significa viver e trabalhar em comunidade destacou também a importância do diálogo, pois é muito importante que as pessoas conversem sobre o valor de ser feliz, de ter uma vida saudável, de se livrar do stress, pois uma vida saudável física e emocionalmente começa no lar. Falou também sobre a importância da comunicação, pois a convivência social requer aprender a conversar e através da conversação podemos nos expressar, compreender, esclarecer, concordar, discordar e comprometer e a conversação na família é o primeiro passo para se aprender a comunicar.
Em seguida falou sobre a importância de se conviver em comunidade, de aprendermos a perceber-mos e a perceber os outros como pessoa que evoluem e se modificam nas relações mútuas, mas guiados por regras básicas universais: os direitos humanos, pois o sucesso de qualquer modelo de convivência construído deve sempre respeitar os direitos humanos, pois estes são os direitos de todos os homens anteriores a qualquer distinção que precedem toda lei, religião, partido ou crença e que estão reafirmados na constituição.
Falou sobre a importância do consenso, pois aprendendo a negociar e conversar em grupo pode-se chegar a aprender o maior nível: o do interesse geral ou bem comum.
Antes de encerrar a palestra apresentou 10 mandamentos básicos da boa vizinhança que devem fazer parte da vida de cada cidadão e serem executados todos os dias para que haja sempre respeito mútuo em todas as atitudes tomadas e a serem tomadas.
Após o encerramento da palestra o agente habitacional José Valério Rosolem abriu a pauta para perguntas dos mutirantes referente ao andamento das obras, assim como o responsável pela firma Construtora Ovanil Romano também teceu seus comentários sobre o andamento e sobre a previsão do término das casas.
Encerrando a noitada foi feito o sorteio de uma cesta básica aos mutirantes presentes, que, diga-se de passagem, compareceram em peso e fizeram várias perguntas sobre o andamento das obras, participaram com passagens pessoais sobre a palestra.
Para seus organizadores e para alguns mutirantes ouvidos foi muito importante terem participado desta reunião que trouxe vários subsídios para suas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário